sábado, 3 de outubro de 2009

Porque devo castrar minha gatinha.

Castraçaõ também é um ato de amor

Quando se fala em castração logo vem a ideia de sofrimento, violência contra o animal, eu também pensava assim ,mas hoje sei que essa pratica ajuda nossos animais a ter uma vida mais longa sadia e tranquila. Porque devemos castrar nossos animais ? falando das nossas gatinhas a castração evitará crias indesejáveis, elas amadurecem mais cedo que os gatos e aos sete meses já poderaõ procriar, dar muitos filhotes, e quando naõ podemos ficar com todos temos que doa -los, isso hoje é bastante difícil, visto o numero grande de animais que estaõ na fila da espera para serem adotados conscientemente, pois existem pessoas que adotam diretamente das maõs dos donos e dias depois estaõ doente jogado nas ruas. Uma gata castrada não terá alguns problemas de saúde como a piometra, que é uma infecçaõ uterina comum em gatas naõ castradas de meia idade ou mais velhas, elas teraõ que ser operadas com urgência receberá anestesia geral, correrá risco de vida, mas se naõ operar morrerá também. Os tumores de mama aparecem nas gatas mais velhas especialmente se ela já estiver dado varias crias. Ciu é um incomodo para elas e para nós também, período que elas procuram namorado para procriar, algumas faraõ isso de seis em seis meses outras de quatro em quatro, varia de gata para gata, nesse período elas ficam nervosas, inquiétas, desassossegadas, rolam no chão, miam estridente mente, sobem pelas coisas ,naõ comem, nem bebem direito perdendo peso ,arranham as portas e janelas para saírem, ficam muito agitadas, se morar em apto existe o grande perigo dela pular lá de cima, se consegue sair somem e as vezes nem voltam mais,ou quando voltam já estaõ com cria .O ciu tem períodos de pico que se chama estro onde se dá a gravidez ele dura uma semana ou mais, dependendo da gata, eles acontecem três vezes ao ano, final do outono e começo do inverno, e de inverno para primavera, gatas estressadas tem ciu mais vezes. Uma gata castrada será mais calma, dócil, ganhará mais corpo, não mais terá a necessidade de sair a procura de um namorado, evitando maus tratos na rua, acidentes, envenenamentos, brigas entre animais, terá com certeza uma vida mais longa e com mais saúde. Qual é a melhor hora para se castrar? Creio que depois de um ano de vida é uma boa época para se operar, só com o cuidado que seja feita depois de uns vinte dias após o ciu, pois existe o perigo de hemorragia quando se opera um animal no ciu, ou logo depois dele, deve se perguntar como vou saber quando terminou o ciu? As vezes é meio difícil mesmo, tem que notar que o animal se acalmou naõ rola mais, naõ chama mais o macho, já esta na vida normal, comendo, tranquila. Se preferir pode castra-la antes do primeiro ciu, aos cinco ou seis ou meses de vida. O maior perigo mesmo está em naõ castra-la no ciu, ou já com idade,ou doente. Castraçaõ das gatas é feita uma incizaõ no abdomem tirando útero e ovários para que não procrie mais, e naõ dê mais o incomodo ciu, ela deve ficar dez a doze horas em jejum de agua e comida, pode se retirar a agua e a comida de noite lá pelas dez da noite e ela poderá ser operada de manhã sem problemas, bom seria marcar e combinar com seu veterinário. Para a segurança de seu animal e sua tranquilidade prefira traze-la para casa depois que estiver passado o efeito da anestesia, alguns animais costumam ter alguma reaçaõ, em casa deixe-a em um ambiente de preferência sem móveis para que ela não suba venha cair e com isso estoure seus pontos.Todo o cuidado é pouco,ela terá que ficar com os pontos sete dias.

2 comentários:

  1. mto obrigada pela explicação foi oq realmente me acalmou. a minha gata ela andou rolando por ai como vc diz o ciu , ela estava mto estranha e hj ela brigou la fora . a minha mãe disse q ela viu um monte de gatas no telhado e tem outra ela ja deu cria e ainda não foi castrada pq não sabemos qndo podemos castra - la , ela tinha sumido 3 dias e só voltou hj toda nervosinha qndo eu fui chegar perto dela ela me estranhou , e o pior q ela num fez isso comigo e fez igualmente com o filhote eu acho q esse texto me deu mas tranquilidade pq eu fiquei mto assustada com p comportamento dela !! obg ;) bjos maria vitoria (gata ) emily mtos bjos

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    Estou realizando projeto cientifico na area de cirurgia veterinária no Hospital Veterinario da Universidade Paulista em Campinas, e para isto, estou recrutando gatas, femeas, de qualquer idade, para realizacao de procedimento de castracao e participarem do projeto de pesquisa em questao.
    A cirurgia sera realizada no proprio hospital e sua equipe medica, as quartas feiras do mes de marco e abril de 2011 e as gatas terao alta no mesmo dia.O custo total é reduzido: R$80,00, pois tem caráter de pesquisa.
    Os animais deverao retornar ao hospital depois de 7, 14 e 30 dias para acompanhamento medico referente ao projeto de pesquisa.
    Aos interessados, favor contatar Cynthia Bergamini, fone 19-78093437 ou 19-38811808
    Grata, Cynthia B.

    ResponderExcluir