sábado, 12 de setembro de 2009

Seu gato pode estar doente

Se seu gato apresentar qualquer um desses sintomas ele pode estar doente. É preciso que esteja atento pára conhecer os sinais pois assim saberá se há algo errado com a saúde do seu companheiro e voce poderá socorre-lo mais prontamemente.

  • .O Primeiro indicio que seu gato pode naõ estar bem já é quando ele diminuir a quantidade que costumava comer ou começar a rejeitar a comida.
  • Se ele estiver bebendo mais agua que de costume também é um sinal que algo esta errado, esta com febre,ou pode ser uma outro problema
  • Se seu nariz estiver quente e seco é sinal de febre.
  • Preste atençaõ se seu gatinho começar a procurar toda hora um cantinho para fazer chichi e perceber que o local está seco ou a urina estar com sangue ou até mesmo só sangue. Retire imediatamente a ração e ofereça um outro tipo de comida como: peixe fresco, carne magra,ou mesmo uma sopinha de carne com legumes, sem temperos só agua e pouco sal,ou carnes em lata. Fique atento observando provavelmente a raçaõ dele está causando cálculos, areias que estaõ ferindo seu canal e trancando a passagem da urina. Isso é muito grave, pois pode trancar de vez e ele ter que ser anestesiado para que seja colocado uma sonda, e ser tirado toda a urina é bastante sofrido para eles e pode levar seu animal a óbito. Ao primeiro indicio socorra-o logo pois assim quando de inicio o tratamento é super fácil e ele ainda naõ tem muita urina acumulada, presa o que causa muito desconforto, Leve-o a um veterinário de sua confiança ele provavelmente receitará um antibiótico e com certeza trocará a ração imediatamente e depois desse tratamento ele terá vida normal.
  • Mesmo que a raçaõ seja de primeira e de marca famosa isso pode acontecer,tem animais mais sensíveis hoje existe marca de raçaõ nacional que se preocupa com esse problema e faz raçóes que naõ prejudicam as vias urinarias e naõ cobra mais por isso, o preço é o mesmo dessas marcas conhecidas.
  • Os gatos possuem uma terceira pálpebra que fica escondida se ela estiver visível é sinal que algo está errado leve-o a um veterinário.
  • Quando a cera do ouvido deles se torna aparente e escura limpe o com gaze delicadamente retirando toda cera, as orelhas tem que estar sempre limpas, isso é sinal de saúde.
  • Se seu gato está chacoalhando a cabeça ou coçando as orelhas isso significa que alguma das suas orelhas ou ouvidos estaõ lhe incomodando,pode ser uma dor, uma inflamaçaõ uma infecçaõ,ou uma sárna de ouvido,ele deverá receber tratamento para isso, as vezes um remedinho só, já resolve o problema, mas se naõ tratar pode ter consequencias graves.
  • Esses bichinhos super aceiados costumam estar sempre se limpando, se lambendo e com isso engolem muitos pelos, e por conta disso tem que vomitar esses pelos, as vezes eles tem um pouco de falta de fôlego, e o seu hálito fica meio mal cheiroso, evite essas coisas escovando-o de vez em quando para que os pelos soltos saiam.
  • Se perceber que seu gato esfrega o nariz com a patinha como se tivesse coçando ele pode estar se resfriando, veja se o narizinho dele esta entupido e quente, ou escorrendo,com um pouquinho de dificuldade de respirar direito,logo aparecerá espirros, ele tem que ser medicado rapidamente,se naõ souber como fazer leve-o a um veterinárío o tratamento é simples e rápido.
  • Obs: nunca medique seu gato por conta própria, sem ter certeza se ele pode tomar aquele remedio, pois eles saõ muito senciveis e naõ podem tomar qualquer remédio, isso o levará rapidamente a óbito,ex Diclofenaco, dipirona sódica, paracetamol e outros.

16 comentários:

  1. Pisei no meugatinho e ele gritou muiiito desorientadadei 2 gotinhas deparacetamol sem saber quenão é bom.
    Acha que ele corre risco?

    ResponderExcluir
  2. meu gato esta urinando a toda hora, as vezes quando ele esta deitado e se levanta esta todo molhado de urina,e ficou caidinho,achei que estava envenenado e dei mercepton,ele melhorou mas continua indo na areia toda hora urinar.o que pode ser?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. !!!!!P/ TATIANA:!!!!!
    Uma das causas mais comuns de morte entre os gatos diz respeito ao acúmulo de pedras no sistema urinário dos gatos. Uma alimentação adequada é essencial para os gatos. Minha gata já teve esse problema. Levei-a à veterinária e ela mandou fazer uma ecografia. A consulta na veterinária custou uns R$50,00 e a eco uns R$60,00. Tive que comprar uma ração premium da "Royal Canin Urinary Feline" (Foto do pacote da ração --> http://caninosbrancos.com/images/urinary.gif). Essa ração resolveu o problema em duas semanas. Depois disso só dei mais ração de qualidade para minha gata, pois aprendi que se eu não gastasse comprando ração de qualidade, gastaria mais tarde com veterinário e em exames. Mas sempre é bom levar o seu gato ao veterinário, pois pode ser outra coisa. Espero ter ajudado. Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Mal costume..
      Tenho dois e eles não dormem comigo, teem o próprio cantinho deles..

      Excluir
  6. eu tenho 13 anos e 1 gata !!!ela me acorda para dormir,todo santo dia!e ela nao faz chichi,e eu tenho medo de limpar a orelha dela!o q que eu fsso???????

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Meu gato eata comendo e tudo mais so que ele esta ficando muito deitado e esta fazendo xixi so deitado tambem oq pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você descobriu o que era? Meu gatinho do come deitado e hoje vi ele fazer xixi deitado.

      Excluir
  8. Oi, adorei a materia, estou preocupada com o meu gatinho, ele era todo serelepe e arteiro, mas do nada ta mais quieto, passa quase o dia todo dormindo, come e bebe agua normalmente, mas já não brinca como de costume. O nariz dele esta seco e percebi que esta mancando, apalpei a patinha dianteira esquerda dele e ele miou alto alem de me morder. Já tive casos de lesões com gatos (embora não tenha ideia de como ele se machucou já que fica trancado no meu quarto o dia inteiro para não ser maltratado pelos gatos adultos) e por isso dei 1/4 de cort trat pra ele. Ha algo mais que possa fazer? O desanimo dele pode ser por causa da lesão que sofreu na pata? (Que não esta quebrada já que ele apoia ela no chão), estou preocupada, pois onde moro é complicado conseguir veterinario no fim de semana, pretendo leva - lo a um de confiança na segunda, mas gostaria de fazer tudo que estiver ao meu alcance para ajuda - lo a ficar melhor logo.Se puder me ajudar agradeço muito.

    ResponderExcluir
  9. ola...me ajudem. Resgatei uma gatinha de 4 meses e observei de uns dias pra cá que ela faz xixi enquanto dorme. nunca vi isso. ela come e bebe normalmente. o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  10. ela fez um chekup há um mês e estava tudo normal...

    ResponderExcluir
  11. Meu gato estava deitado e o local ficou encharcado, mas não tem cheiro de xixi. O que pode ser?

    ResponderExcluir